sexta-feira, 22 de abril de 2016

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO



Formação geral – História da Educação
Professor João Cardoso Palma Filho


Período: 22/04 a 02/05/2016
90 horas, distribuídas em quatro (4) semanas

  • A educação pública antes da Independência;
  • A educação brasileira no Império;
  • A República e a educação no Brasil – Primeira República (1889-1930);
  • A educação brasileira no período de 1930-1960: a Era Vargas;
  • A educação brasileira no período de 1960 a 2000: de JK a FHC.
Lembrete: Dia 19/05, quinta-feira, será realizada a prova desta disciplina. Dia 24/05, terça-feira, serão realizadas as provas de recuperação das disciplinas 03 e 04. Verifique com o seu OD e OT a necessidade de realizá-las.
Fique atento! As atividades desenvolvidas durante a primeira semana poderão ser entregues, sem descontos na nota, até dia 02/05, segunda-feira, às 23h55min. Salvo exceção daquelas que forem comunicadas com prazos diferentes. Atividades entregues fora do prazo estabelecido entrarão no período de recuperação de prazos (19 a 25/05, até 23h55min) e terão as notas avaliadas com descontos. Acesse aquias informações sobre frequência e descontos de nota. Aconselhamos que não deixe para postar suas atividades na última hora.


Refletir sobre temas como a influência dos jesuítas na educação brasileira, a educação pública antes da independência e as reformas pombalinas.

Observe:
  1. Devido ao feriado (21/04) e, para ajustes de calendário, esta disciplina se inicia com o 1º período virtual. Assim, você terá acesso ao que seria proposto para o dia 27/04 com antecedência e, desta forma, poderá se preparar para a primeira aula presencial.
  2. Atividade 1 – Refletindo sobre a educação pública antes da independência inicia dia 22/04, mas o fórum estará aberto para participações, sem desconto em nota e frequência, até dia 02/05. Assim, você terá oportunidade de participar do fórum também a partir das discussões realizadas nas aulas presenciais. No entanto, não deixe para participar apenas nos últimos dias do prazo a fim de não prejudicar a interação e as discussões que podem ser aprofundadas com os colegas.


 1º Período Virtual – 22 a 25/04
Atividade 1: 
Refletindo sobre a educação pública antes da independência
LEITURA, VÍDEOS E FORUM
2ª Aula Presencial – 28/04 (quinta-feira)
Atividade 4:
 As reformas pombalinas
A aula presencial de hoje será dedicada à discussão e registro de síntese em grupo do texto "A educação pública antes da Independência" Descrição: Ícone representativo para visualização de texto - um livro, estudado no último período virtual.


 1ª Aula Presencial – 26/04 (terça-feira)
Atividade 2:
 Conhecendo a disciplina
Atividade 3: 
Refletindo sobre a influência dos jesuítas na educação brasileira
Em grupos, discuta com seus colegas quais eram os objetivos da educação jesuítica no Brasil e que importância teve para a educação popular a presença dos jesuítas no país.
2º Período Virtual – 29/04 a 02/05
Atividade 5: 
A educação brasileira no Império
Leitura do texto para preparação da próxima aula

  • Atividade 1 – Refletindo sobre a educação pública antes da independência FÓRUM
  •  1º Período Virtual – 22 a 25/04
Este vídeo será trabalhado na primeira aula presencial.
Em seguida, realize as duas etapas seguintes.
Na primeira etapa, estude os seguintes materiais indicados:
             

Alcir Pécora comenta:
Diálogo sobre a conversão do gentio - Manuel da Nóbrega

             

       






Na segunda etapa, participe do fórum, considerando as seguintes questões norteadoras:
  • Compare os dois primeiros períodos da presença dos jesuítas no Brasil, de acordo com Luiz Alves de Mattos. Considere o fato de que o autor em questão enfatiza a empatia dos jesuítas para com os problemas da comunidade.
  • Reflita se a questão do relacionamento com a comunidade de fato auxilia no processo de ensino e aprendizagem.
Participe ativamente! Interaja com seus colegas, OD e OT e não se limite às questões norteadoras.
Fique atento! Esta atividade será avaliada e vale frequência.
Prazo: até 02/05
Valor: 10
Critérios de avaliação:
  • Realizar a atividade dentro do prazo estipulado;
  • Comparar os dois primeiros períodos da presença dos jesuítas no Brasil de acordo com o autor indicado.
  • Refletir sobre a questão do relacionamento com a comunidade de fato auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.
  • Interagir com os colegas, OD e OT.

  • Atividade 2 – Conhecendo a disciplina AULA PRESENCIAL
Este primeiro momento da aula será dedicado à breve explanação sobre todos os períodos da história que serão abordados na disciplina, além de explorar o tema “Educação pública antes da independência”.
  • Atividade 3 – Refletindo sobre a influência dos jesuítas na educação brasileira Base de dados
Neste segundo momento, será trabalhado o vídeo Os primeiros tempos: a educação pelos jesuítas .
Em grupos, discuta com seus colegas quais eram os objetivos da educação jesuítica no Brasil e que importância teve para a educação popular a presença dos jesuítas no país.
Esta atividade não será avaliada, porém é importante que redija a síntese da discussão para estudar posteriormente. Um integrante do grupo pode publicar o arquivo na ferramenta Base de dados, assim todos terão acesso.
Para compartilhar o arquivo, clique no botão Acrescentar Item. Surgirá uma tela de Envio de arquivos na qual você deve clicar na opção Adicionar. Em seguida:
·         clique na opção Enviar um arquivo;
·         clique no botão Escolher arquivo;
·         busque o arquivo desejado e clique em Abrir;
·         em Salvar como, você pode renomear o arquivo. Por fim,
·         clique no botão Gravar e Mostrar.
Boa discussão!
Professor João

  • Atividade 4 – As reformas pombalinas 
A aula presencial de hoje será dedicada à discussão do texto "A educação pública antes da Independência" , estudado no último período virtual.

De acordo com o texto analisado, você constata facilmente que a educação antes da Independência cobre um longo período de mais de trezentos anos, no qual podem ser assinalados pelo menos três grandes momentos:

a) o quase monopólio da educação pelos Jesuítas, digo quase porque também outras ordens religiosas atuaram nesse período, como é o caso, por exemplo, da ordem Franciscana. Esse foi o momento mais longo (1549-1759).
b) o segundo momento refere-se às assim denominadas Reformas Pombalinas, que no caso da Colônia tiveram pouco alcance;
c) e, finalmente, o terceiro momento que se inicia com a chegada de D. João VI ao Brasil, no ano de 1808.

Com essas informações iniciais e com apoio no texto, discuta com seus colegas e OD as seguintes questões:

  1. A expulsão dos jesuítas do Brasil, terminando com o quase monopólio da Companhia de Jesus, trouxe melhoria para a educação no Brasil?
  2. Do ponto de vista da educação popular, que significado teve a ação de D. João VI no período em que esteve no Brasil?
  3. Discuta se a educação no período jesuítico pode ser considerada pública.
  4. Discuta se o regime das "Aulas Régias ou Avulsas" instituído por Pombal significou avanço no processo de ensino e aprendizagem.
  5. Discuta os principais aspectos que caracterizam a educação no período pombalino no Brasil. Por que será que em Portugal houve avanços e no Brasil não?
O grupo deve registrar a síntese da discussão e todos os integrantes devem publicar a atividade para que a nota seja atribuída posteriormente. Para isso, deve ser utilizado um editor de textos. A atividade deve ser nomeada da seguinte forma: D05_Atividade04_GrupoX, o X deve ser o número atribuído pelo seu OD ao grupo. Dentro do arquivo deve ser inserido o nome de todos os integrantes do grupo. A atividade deve ser compartilhada na ferramenta Base de dados.
Para compartilhar o arquivo, clique no botão Acrescentar Item. Surgirá uma tela de Envio de arquivos na qual você deve clicar na opção Adicionar. Em seguida:
Fique atento! Esta atividade será avaliada.
Prazo: até 02/05
Valor: 10


  • Atividade 5 – A educação brasileira no império
Para se preparar para a próxima aula, realize a leitura do texto "A educação brasileira no império" Descrição: Ícone representativo para visualização de texto - um livro, de autoria da Professora Tirsa Regazzini Peres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário