Formação geral – História da Educação
Professor João Cardoso Palma
Filho
Período: 22/04 a
02/05/2016
90 horas, distribuídas
em quatro (4) semanas
- A
educação pública antes da Independência;
- A
educação brasileira no Império;
- A
República e a educação no Brasil – Primeira República (1889-1930);
- A
educação brasileira no período de 1930-1960: a Era Vargas;
- A
educação brasileira no período de 1960 a 2000: de JK a FHC.
Lembrete: Dia 19/05, quinta-feira,
será realizada a prova desta disciplina. Dia 24/05,
terça-feira, serão realizadas as provas de recuperação das disciplinas 03 e
04. Verifique com o seu OD e OT a necessidade de realizá-las.
Fique atento! As atividades desenvolvidas
durante a primeira semana poderão ser entregues, sem descontos na nota, até dia 02/05,
segunda-feira, às 23h55min. Salvo exceção daquelas que forem comunicadas
com prazos diferentes. Atividades entregues fora do prazo estabelecido entrarão
no período de recuperação de prazos (19 a 25/05, até 23h55min) e
terão as notas avaliadas com descontos. Acesse aquias
informações sobre frequência e descontos de nota. Aconselhamos que não deixe
para postar suas atividades na última hora.
Refletir
sobre temas como a influência
dos jesuítas na educação brasileira, a educação pública antes da independência
e as reformas pombalinas.
Observe:
- Devido ao feriado (21/04) e, para ajustes de calendário, esta disciplina se inicia com o 1º período virtual. Assim, você terá acesso ao que seria proposto para o dia 27/04 com antecedência e, desta forma, poderá se preparar para a primeira aula presencial.
- A Atividade
1 – Refletindo sobre a educação pública antes da independência inicia
dia 22/04, mas o fórum estará aberto para participações, sem desconto em
nota e frequência, até dia 02/05. Assim, você terá oportunidade de participar
do fórum também a partir das discussões realizadas nas aulas presenciais.
No entanto, não deixe para participar apenas nos últimos dias do prazo a
fim de não prejudicar a interação e as discussões que podem ser
aprofundadas com os colegas.
1º Período Virtual – 22 a 25/04
Atividade 1: Refletindo sobre a educação pública antes da independência
LEITURA, VÍDEOS E FORUM
|
2ª Aula Presencial – 28/04
(quinta-feira)
Atividade 4: As reformas pombalinas
A aula presencial de
hoje será dedicada à discussão e registro de síntese
em grupo do texto "A educação pública antes da
Independência" , estudado no
último período virtual.
|
1ª Aula Presencial – 26/04 (terça-feira)
Atividade 2: Conhecendo a disciplina Atividade 3: Refletindo sobre a influência dos jesuítas na educação brasileira
Em grupos, discuta
com seus colegas quais eram os objetivos da educação jesuítica no Brasil e
que importância teve para a educação popular a presença dos jesuítas no país.
|
2º Período Virtual – 29/04 a
02/05
Atividade 5: A educação brasileira no Império
Leitura do texto para preparação da próxima aula
|
- Atividade 1 – Refletindo sobre a educação pública antes da independência FÓRUM
- 1º Período Virtual – 22 a 25/04
Este vídeo será trabalhado na primeira aula presencial.
Em seguida, realize as duas
etapas seguintes.
Na primeira etapa,
estude os seguintes materiais indicados:
- Realize
a leitura do texto A educação pública antes da independência, de autoria da
Professora Maria Aparecida dos Santos Rocha. Aproveite para refletir sobre
os principais aspectos da pedagogia jesuítica.
- Assista ao vídeo A reviravolta de Pombal: nasce a educação laica produzido pela Univesp TV.
Alcir Pécora comenta:
Diálogo sobre a conversão do gentio - Manuel da Nóbrega
Na segunda etapa, participe do fórum,
considerando as seguintes questões norteadoras:
- Compare
os dois primeiros períodos da presença dos jesuítas no Brasil, de acordo
com Luiz Alves de Mattos. Considere o fato de que o autor em questão
enfatiza a empatia dos jesuítas para com os problemas da comunidade.
- Reflita
se a questão do relacionamento com a comunidade de fato auxilia no
processo de ensino e aprendizagem.
Participe ativamente! Interaja
com seus colegas, OD e OT e não se limite às questões norteadoras.
Fique atento! Esta atividade será
avaliada e vale frequência.
Prazo: até 02/05
Valor: 10
Critérios de avaliação:
Critérios de avaliação:
- Realizar
a atividade dentro do prazo estipulado;
- Comparar
os dois primeiros períodos da presença dos jesuítas no Brasil de acordo
com o autor indicado.
- Refletir
sobre a questão do relacionamento com a comunidade de fato auxiliar no
processo de ensino e aprendizagem.
- Interagir com os colegas, OD e OT.
- GOOGLE DRIVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ATIVIDADE 1
- Atividade 2 – Conhecendo a
disciplina AULA PRESENCIAL
Este primeiro momento da aula será dedicado à breve explanação sobre todos
os períodos da história que serão abordados na disciplina, além de explorar o
tema “Educação
pública antes da independência”.
- Atividade 3 – Refletindo sobre a influência dos jesuítas na educação brasileira Base de dados
Neste
segundo momento, será trabalhado o vídeo Os
primeiros tempos: a educação pelos jesuítas .
Em grupos, discuta
com seus colegas quais eram os objetivos da educação jesuítica no Brasil e que
importância teve para a educação popular a presença dos jesuítas no país.
Esta
atividade não será avaliada, porém é importante que redija a síntese da
discussão para estudar posteriormente. Um integrante do grupo pode publicar o
arquivo na ferramenta Base de dados, assim todos terão acesso.
Para
compartilhar o arquivo, clique no botão Acrescentar
Item. Surgirá uma tela de Envio de arquivos na qual você deve
clicar na opção Adicionar.
Em seguida:
·
clique na opção Enviar
um arquivo;
·
clique no botão Escolher
arquivo;
·
busque o arquivo desejado e clique em Abrir;
·
em Salvar como, você pode renomear o arquivo. Por fim,
·
clique no botão Gravar
e Mostrar.
Boa
discussão!
Professor
João
- Atividade
4 – As reformas pombalinas
De acordo com o texto analisado,
você constata facilmente que a educação antes da Independência cobre um longo
período de mais de trezentos anos, no qual podem ser assinalados pelo menos três grandes
momentos:
a) o quase monopólio da educação
pelos Jesuítas, digo quase porque também outras ordens religiosas atuaram nesse
período, como é o caso, por exemplo, da ordem Franciscana. Esse foi o momento
mais longo (1549-1759).
b) o segundo momento refere-se às
assim denominadas Reformas Pombalinas, que no caso da Colônia tiveram pouco
alcance;
c) e, finalmente, o terceiro
momento que se inicia com a chegada de D. João VI ao Brasil, no ano de 1808.
Com essas informações iniciais e
com apoio no texto, discuta
com seus colegas e OD as seguintes questões:
- A
expulsão dos jesuítas do Brasil, terminando com o quase monopólio da
Companhia de Jesus, trouxe melhoria para a educação no Brasil?
- Do
ponto de vista da educação popular, que significado teve a ação de D. João
VI no período em que esteve no Brasil?
- Discuta
se a educação no período jesuítico pode ser considerada pública.
- Discuta
se o regime das "Aulas Régias ou Avulsas" instituído por Pombal
significou avanço no processo de ensino e aprendizagem.
- Discuta
os principais aspectos que caracterizam a educação no período pombalino no
Brasil. Por que será que em Portugal houve avanços e no Brasil não?
O grupo deve registrar a síntese da discussão
e todos os integrantes devem publicar a atividade para que a nota seja atribuída posteriormente.
Para isso, deve ser utilizado um editor de textos. A atividade deve ser nomeada
da seguinte forma: D05_Atividade04_GrupoX, o X deve ser o número atribuído pelo
seu OD ao grupo. Dentro do arquivo deve ser inserido o nome de todos os
integrantes do grupo. A atividade deve ser compartilhada na ferramenta Base de
dados.
Para compartilhar o arquivo,
clique no botão Acrescentar Item. Surgirá uma tela de Envio de
arquivos na qual você deve clicar na opção Adicionar. Em seguida:
Fique atento! Esta atividade será avaliada.
Prazo: até 02/05
Valor: 10
- Atividade
5 – A educação brasileira no império
Para se preparar para a
próxima aula, realize a leitura do texto "A educação brasileira no
império" , de autoria da
Professora Tirsa Regazzini Peres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário