DRAWING HANDS- M. C. Escher - 1948 |
"Raciocinar sobre a relação organismo-ambiente, tomando um desses pontos em separado consiste, de maneira geral, em uma abstração Essa interação ocorre como num fluxo, e a abstração é feita no sentido de simplificar uma abstração, com o intuito de descrevê-la. Uma alteração feita por um organismo em seu ambiente leva a uma modificação dessa ação, processo que é contínuo e apenas interrompido com a morte do organismo que se comporta.
A litogravura de Escher apresenta duas mãos que se desenham simultaneamente em uma folha de papel, presa a uma prancha por quatro tachas. O produto de ação de uma das mão -isto é o desenho da outra mão - pode vir a repercutir nesta ação, uma vez que a mão alterada desenhará aquela que a produziu. É interessante também notar que os desenhos estão, de certa maneira, inacabados. Seguindo por este caminho, poder-se-ia pensar que essas duas mãos continuariam a se desenhar infinitamente ou que, subitamente parariam, como quando o resultado se demonstrasse ideal.
Em uma analogia, o comportar-se de um organismo da-se infinitamente no curso de uma vida. O comportamento é matéria não acabada, estando sempre por ser trabalhada - no sentido que se modifica, evolui, nessa interação organismo-ambiente. O desenho pronto, acabado, coincidiria com a situação na qual o organismo não mais se comportaria, situação esta em que deixaria de viver."
In: O Behaviorismo: uma proposta de estudo do comportamento. Carlos Renato Xavier Cançado, Paulo Guerra Soares, Sérgio Dias Cirino - pg. 192
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FILMES
FILMES
Laranja mecânica. Direção Stanley Kubrick (Inglaterra, 1971) O líder de um bando de jovens delinqüentes é preso e sofre um processo que visa a eliminação de sua conduta violenta. O filme permite uma discussão sobre o caráter ético dos limites do Estado no controle da conduta dos cidadãos.
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